quinta-feira, 7 de julho de 2011

A vida como monitora #1

Este segmento vai ser dedicado às minhas queixas e lamurias, preocupações, coisas engraçadas que oiço, mas sobretudo sobre os terroristas de palmo e meio de quem sou monitora no campo de férias.
Eu ando realmente preocupada com a nossa juventude. Com a sua educação, a sua falta de educação, a sua alimentação, as actividades extra-escolares (que na sua maioria se traduzem em sedentarismo do mais puro), a sua fraca cultura e a sua visão do mundo em que vivemos. Aquilo que tenho podido observar tem-me chocado imenso.

Nas aulas de teatro fizemos pequenos jogos de memória, com os diferentes grupos e cheguei a infeliz conclusão que muitos dos mais novos têm mais cultura que os dos grupos dos mais velhinhos. Não sei como é possível, mas creio também que muita dessa cultura vem de casa. Uma criança que não esteja rodeada de livros, ou de boa televisão, só vai consumir o que a sociedade tem de pior para oferecer. Mas isso são outras conclusões.

Hoje tive oportunidade de observar o grupo dos mais velhos (e note-se que eles estão divididos em dois grupos consoante o local de residência, tal como acontece com o resto das faixas etárias).
Fiquei perplexa ao fazer o jogo "Diz um país europeu" / "Diz uma cidade Portuguesa", etc. Então o México fica na Europa??? Então Luxemburgo é uma cidade portuguesa??? Então mas não sabem o que é uma capital de distrito??? Não sabem o que é a Península Ibérica??? Não sabem dizer pelo menos dois países onde se fale português sem ser Portugal e Brasil??? Não sabem o nome de um único cantor/ actor português???
Gostava de saber onde está a cultura destas crianças!!!! Crianças dos 11 aos 15 anos que não sabem nomear pelo menos um destes items!?! Não sei com quem fique chateada... se com os professores, se com as crianças, se com os pais, cuja paciência para incutir alguma coisa nestas crianças é simplesmente nula.

Entretanto a nossa cultura perde-se e eu só oiço os ecos de crianças... "Eu cá não gosto de coisas portuguesas. Se fosse em inglês eu sabia! Tão mas 'pra que é que eu tenho de saber que países há na europa??? Não sei países da América. Argentina? Isso é o quê?!". Assim se passou o dia de hoje. Até tenho medo do que vou descobrir amanhã!

2 comentários:

  1. Pérolas que já ouvi no meu curso: Paraguai é um país báltico e Singapura fica na UE. E sim, quem disse isto é estudante universitário.

    ResponderEliminar
  2. oh também já ouvi umas bem más em LLC xD

    ResponderEliminar