segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Nostalgia literária

Dou por mim a pensar em livros. Nos que li, nos que deixei a meio e nas listas infindáveis dos que ficaram por ler, por falta de isto ou daquilo. Faço contas de cabeça e apercebo-me agora que passei quase dois meses sem ler nada de substancial. Um artigo aqui, uma notícia ali. Os Wuthering Heights que ficaram no segundo capítulo. A culpa não é tua Heathcliff. É minha. A dormência destas férias que se vão prolongando juntam-se aos cafés que bebo e às conversas que tenho. O espaço de leitura, aquele meu cantinho de castelos de papel, onde gosto sempre de voltar, parecia ter desaparecido.
Hoje dei por mim a sentir-lhe a falta. O som da página que leio e a ânsia da que está por ler, o silêncio necessário para absorver bem uma história, o poder ler em qualquer sítio e de qualquer maneira, visto que adopto sempre posições rocambolescas de leitura!
Elizabeth Kostova, vou voltar a ler-te. Vou pegar n' O Historiador e recomeçar uma viagem que parei já há algum tempo. Nostalgia literária, obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário